Casa Sede

ROTEIRO

O Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis – CPCA está localizado na Lomba do Pinheiro, periferia sudeste de Porto Alegre, situado a 18 km do centro da cidade.

O CPCA nasceu em 1979, então conhecido como a Creche dos Freis, fundada por Frei Bruno Goettems. Posteriormente veio a ser o Centro de Promoção do Menor São Francisco de Assis, o qual, na década de 90, com o Estatuto da Criança e do Adolescente e o re-ordenamento institucional, assumiu a atual denominação. Desde seu início, se caracterizou como um espaço comunitário de promoção humana.

No princípio, a preocupação era garantir aos trabalhadores, provenientes do êxodo rural, um espaço onde os pais pudessem deixar seus filhos enquanto trabalhavam. Desde então a realidade foi se complexificando, os inúmeros desafios e o avanço na compreensão social e pedagógica fizeram com que o CPCA crescesse e se renovasse constantemente.

A instituição tem hoje como principal objetivo o que está em seu nome: “Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes” e vem trazendo crianças, adolescentes e famílias a participarem ativamente de ações que garantam direitos e promovam a cidadania.

sede

Objetivo

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é desenvolvido complementando o trabalho social com as famílias, contribuindo na prevenção ao risco social, assim, com caráter preventivo e proativo, estimula a defesa e garantia de direitos em prol da emancipação e superação da vulnerabilidade social vivida pelo grupo familiar. Organizado em grupos, por faixa etária, garante aquisições progressivas de acordo com seu ciclo de vida. Os atendimentos acontecem no turno inverso à escola.  No CPCA, grande parte do atendimento, ocorre devido à parceria, por meio de convênio, que esta tem celebrado junto a FASC/PMPA.

Público/Alvo

Crianças e adolescentes entre 6 a 15 anos, em vulnerabilidade social e/ou risco social.

Atividades desenvolvidas

Oficinas Pedagógicas (jogos, informática, rodas temáticas), oficinas de música (cordas, percussão, coral, ritmos, violão), oficina de desporto, oficina de Meio Ambiente, oficina de artesanato, oficina de dança, oficina de vídeo, oficina de culinária, oficina de leitura e contação de histórias, atividades lúdicas, atividades culturais (Passeios, visitações, pesquisas).

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Programa de Orientação em Iniciação profissional – Jovem Aprendiz;

fotos sede

O Centro POD JUVENTUDE – Lomba do Pinheiro objetiva ser um espaço de convergência das ações de formação e de promoção do convívio de adolescentes e jovens de comunidades dos Territórios da Paz, visando a prevenção e a redução da violência na juventude e de suas causas geradoras.

Serviço de Atendimento Familiar – SAF. Este serviço consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Ação Rua  –  tem como objetivo promover alternativas de enfrentamento de violações de direitos em situação de rua e trabalho infantil vivenciada por crianças, adolescentes e suas famílias, articulando os serviços da rede, propondo sua ampliação quando necessário, visando a garantia de direitos, inclusão social, na perspectiva da erradicação da situação de rua e o trabalho infantil no Município. O Ação Rua tem o seu trabalho referenciado ao CREAS.

Justiça Juvenil Restaurativa na Comunidade-  tem como objetivo desenvolver ações preventivas e de formação para multiplicadores, fundamentado nos princípios e valores da Justiça Restaurativa, com foco na responsabilização das pessoas envolvidas em situações de conflito e na restauração de laços rompidos pelo ato infracional cometido por adolescentes.

Os Telecentros –  Além de salas de informática, são espaços que estão se transformando em espaços de construção da cidadania. Através dos Telecentros a comunidade de Porto Alegre pode acessar a Internet, utilizar como ajuda a pesquisas escolares, participar de oficinas de aprendizagem e aperfeiçoamento sobre as tecnologias de informação, entre outros.

Na sede também se encontra  a secretaria geral, o setor administrativo, financeiro e diretivo do CPCA.

Faça sua doação