CPCA é espaço de proteção na Copa

Institucional

CPCA é espaço de proteção na Copa

CPCA é uma das entidades que colabora com a proteção de crianças e adolescentes durante os jogos da COPA.

Com o início dos jogos da COPA, especialmente em Porto Alegre, a Prefeitura Municipal, por meio da CMDCA e em parceria com inúmeras instituições, organizou o serviço de acolhida dos jovens que se encontravam em situação de risco próximo ao Estádio ou aos os locais das “Fan Fest”.

Dada a realidade de um grande grupo de crianças e de adolescentes, que estão sob a responsabilidade da rede de proteção à infância, e que ficam à mercê de algum tipo de violação de direitos por conta da COPA e de seus eventos, e sendo o CPCA um espaço de promoção e garantia de direitos, acolheu durante este período inúmeros jovens em sua unidade.
Durante os dias dos jogos inúmeras atividades foram realizadas com as crianças, como jogos, gincana esportivas, hora do conto, atividades de informática. Tudo acompanhado de uma proposta pedagógica que se assemelha ao atendimento já realizado pela instituição em seu Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos.

Investimentos em materiais pedagógicos

A Prefeitura de Porto Alegre por meio do conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) entregou ao CPCA o valor de R$ 30.000,00. Parte da verba foi gasta com despesas com os funcionários que trabalharam em horários extras durantes os jogos. E a outra parte foi destinada para compra de equipamentos pedagógicos. A instituição adquiriu uma TV de 52 polegadas para atividades com filmes e dois aparelhos de vídeos games que ficarão disponíveis ao uso das crianças e dos adolescentes. Adquirindo também dois jogos (“fla-flu”) e três mesas de “ping-pong” e uma cama elástica que serão usadas em atividades recreativas. Após o fim dos jogos este material ficará na instituição, sendo anexado aos outros materiais pedagógicos das casas.

Leia Também

Limonada Summit

O CPCA participou do Limonada Summit, um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação promovido pela Rede Calábria que foi realizado pela primeira vez. Durante a