O Que Nos Move

Somos o CPCA ...

Quem somos...

O Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis (CPCA) é uma entidade franciscana que atua na proteção, promoção e defesa dos direitos da criança, do adolescente e da família, desde 1979, em Porto Alegre. Nossa sede está localizada na Lomba do Pinheiro, periferia sudeste desta capital, situada a 18 km do centro da cidade.

Atuamos em serviços educacionais e sociais primando pelo acolhimento e pelo acompanhamento a crianças e adolescentes oriundos de escolas do território, inserindo-os em ambientes e propostas pedagógicas de desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, subjetivas, emocionais e cognitivas.

Centro de Promoção da Criança e do Adolescente, o qual constitui-se sob a denominação Instituto Cultural São Francisco de Assis referido com ICSFA, a pessoa Jurídica de direito privado, na forma de Associação, entidade Filantrópica, beneficente de assistência Social, cultural e educacional, sem fins lucrativos e com fins não econômicos, inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.( ver Estatuto Art1º §1º, §2º e § 3 º ).

O ICSFA tem Por finalidades: Promover a assistência social beneficente a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, mantendo programa sócio educativos de proteção,de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – (ECA);Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDB), Lei Orgânica da Assistência Social ( LOAS).( veja Transparência o Estatuto Art IIº do I ao XV).

O que nos move?

Valores cristãos franciscanos e ecumênicos; que promovem a dignidade humana e; que recuperam os direitos ameaçados ou violados das crianças, adolescentes e suas famílias, bem como da comunidade e de toda a pessoa em vulnerabilidade. Tendo como principal ponto de referência e intervenção o diálogo, valorizando a realidade do ser humano e respeitando o sagrado que habita em cada sujeito.

Valores

Todo cidadão é filho de Deus; A VIDA é sagrada – está acima de qualquer outra opção, Justiça Social – onde a vida está mais ameaçada e fragilizada é onde deve-se dar mais atenção e fomentar uma ação articulada; O jeito de se fazer as coisas, ou ensinar algo, é fundamental sem, no entanto, desprezar a importância do conteúdo; Política de Assistência Social emancipadora – que contribua para o processo de desenvolvimento integral do sujeito.

Missão
Incidir no processo de desenvolvimento integral do público alvo da assistência social, com vistas a sustentabilidade e fortalecimento da comunidade com base nos princípios franciscanos de respeito a vida e justiça social.
Visão
Ser uma instituição necessária, integrada e pertinente, reconhecida pela sociedade por sua excelência na garantia das seguranças de acolhida, de convívio familiar, comunitário e social, e de desenvolvimento de autonomia.

Nossas Diretrizes