Orquestra Villa-Lobos promove financiamento coletivo para enviar alunos a evento internacional

Institucional

Orquestra Villa-Lobos promove financiamento coletivo para enviar alunos a evento internacional

Contamos com a tua participação para realizarmos concerto em evento na Argentina!

Porto Alegre – A música clássica ocupa o espaço e dita o ritmo de mais um ensaio. A melodia suave toma conta de uma das salas da Escola Villa-Lobos, na Vila Mapa, periferia de Porto Alegre. Lá, os jovens músicos da Orquestra Villa-Lobos ensaiam juntos, em busca de mais um sonho: realizar um concerto no I Congresso Nacional e Internacional de Educación Artística 2016, promovido pela Facultad de Humanidades y Artes da Universidad Nacional de Rosario, na Argentina.

O evento reunirá docentes, artistas, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação artística e tem por objetivo propiciar a troca e comunicação entre os educadores de todas as áreas artísticas e de diferentes perspectivas disciplinares e teóricas da educação.

O grupo já tem garantido a hospedagem e a Prefeitura de Porto Alegre ajudou com parte do custo do transporte.  No entanto, o grupo precisa completar o valor da locação do ônibus e além de custear as refeições. Na esperança o grupo tenta, por meio de uma campanha de financiamento coletivo, arrecadar R$ R$12.500,00 até o dia 03 de outubro.

Para ajudar clique aqui!

 

A Orquestra Villa-Lobos

13012689_996101460437163_2307158944372278620_n

É resultado de programa desenvolvido desde 1992 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, localizada na Vila Mapa, periferia de Porto Alegre/RS. Tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens o aprendizado musical e vivências artísticas coletivas, socializadoras e transformadoras. Presta mais de 900 atendimentos gratuitos por semana em sete locais da comunidade, por meio de convênio da Prefeitura de Porto Alegre com o Instituto Cultural São Francisco de Assis.

O grupo artístico é formado por 43 integrantes com idades entre 10 e 23 anos em naipes de flautas doces, violino, viola, violoncelo, violão, percussão, teclado, contrabaixo elétrico e cavaquinho. A Orquestra tem seu trabalho registrado em dois CDs, livro e DVD. Recebeu menções importantes como o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre; o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho; dois prêmios Líderes & Vencedores – Destaque Comunitário 2009 e Referência Educacional 2013, concedido pela Federasul e Assembleia Legislativa do RS; as certificações pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, e pelo Prêmio Itaú Unicef 2011 como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade; Menção Especial do júri do Prêmio Açorianos de Música 2012; oPrêmio Educação RS 2013, categoria projeto, pelo SINPRO-RS; três indicações (DVD, espetáculo e arranjadores) do Prêmio Açorianos de Música 2013; Destaque Cultura no Prêmio Destaque Panvel Em Cena 2014; e Medalha Cidade de Porto Alegre 2015 conferida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

A Orquestra Villa-Lobos já ultrapassou a marca de mil concertos no Brasil e Mercosul para público superior a 280 mil pessoas. A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do programa.

 

Para ajudar clique aqui!

Leia Também

Limonada Summit

O CPCA participou do Limonada Summit, um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação promovido pela Rede Calábria que foi realizado pela primeira vez. Durante a