Projeto de Educação Integral – PEI

Nome de Serviço/Projeto/Programa da Instituição:Projeto de Educação Integral – PEI desenvolvido pelo CPCA, em acordo de cooperação com a SDME, Prefeitura de Porto Alegre, tem sua atuação voltada para a comunidade da Lomba do Pinheiro, atendendo as crianças e adolescentes em turno integral, a partir da parceria com quatro escolas municipais locais. É um projeto de inclusão social, através do acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas e socializadoras (oficinas, espetáculos, viagens culturais, formação de monitores e de plateia), de forma a utilizar a arte como meio de promover a autoestima, coletividade, inserção cultural e cidadania. O projeto desenvolve as atividades organizadas em quatro eixos de atuação: letramento, numeramento, Iniciação científica e educação do sensível (dança, teatro, esportes, novas tecnologias, cidadanização, ecologia e meio ambiente, convivência e fortalecimento de vínculos).

Público Alvo: Crianças, adolescentes, jovens e adultos.Cerca de 500 educandos que são atendidos gratuitamente no contra turno escolar de segunda a sábado.
Esse processo de musicalização também acaba formando grupos musicais diversos, entre eles duas orquestras, a Villa Lobos, junto à Escola que leva o mesmo nome e a São Francisco, junto a uma das casas de atendimento do CPCA.

Atividades Desenvolvidas: Oficinas de Música de Cavaquinho, Contrabaixo elétrico, Coral, Coral infantil, Expressão corporal, Flauta Doce, Gaita Ponto, Grupo de Cordas, Iniciação Musical, Musicalização Infantil, Piano, Percussão, Prática de Orquestra, Samba e Pagode, Sócio-Musical, Teoria e Percepção, Violão, Viola, Violino e Violoncello. Oficinas de Monitoria em Cavaquinho, Flauta doce, Piano, Viola, Violão, Violino e Violoncelo.

Faça sua doação