Viva Bonsucesso!!

Institucional

Viva Bonsucesso!!

No último sábado, dia 05 de dezembro de 2015 – das 14h às 18h, ocorreu o “Viva Bonsucesso!!” – 1° Ação Comunitária da Vila Bonsucesso. Este foi um evento inicialmente idealizado pelo SAF-Bonsucesso e o CRAS-Lomba do Pinheiro, a partir de discussões sobre a atual realidade da região que tem apresentado aumento nos índices de violência, principalmente contra adolescentes. A intenção foi promover um encontro tendo como objetivos o fortalecimento dos vínculos comunitários e do sentimento de pertença da comunidade em questão, através de divulgação dos serviços do território, realização de oficinas, apresentações artísticas e mostra cultural da comunidade.

A proposta foi divulgada em diversos fóruns da Lomba do Pinheiro e teve adesão e participação efetiva de serviços, de entidades e de lideranças comunitárias na organização e execução do evento. A Comissão Organizadora, responsável pelo planejamento, divulgação e desenvolvimento da Ação Comunitária, foi composta pela AMVB – Associação de Moradores da Vila Bonsucesso, CAR-Centro Administrativo Regional; Casa da Criança Algodão Doce; CPCA-SAF Bonsucesso; CRAS-Lomba do Pinheiro; CREAS-Lomba do Pinheiro, Creche Balão Mágico e E.M.E.F. São Pedro.

Para a concretização da Ação Comunitária, se contou com o apoio de estabelecimentos locais com a doação de alimentos e recursos materiais. No dia do evento, foi possível presenciar momentos de integração e descontração entre famílias, crianças e serviços da região. A UBS Panorama, através da presença da Dra. Adriana, passou informações sobre métodos contraceptivos e o teste rápido de HIV. A Escola Saint Hilaire levou demonstrações do seu trabalho de Robótica, apresentou o Projeto Vira-Lata e fez uma apresentação musical da Banda da escola. A Casa da Criança Algodão Doce e a Creche Balão Mágico fizeram uma exposição dos trabalhos realizados durante o ano no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e Educação Infantil, respectivamente. O Programa Jovem Aprendiz e Coletivo Coca-Cola do CPCA divulgaram seu trabalho e estiveram disponíveis para novas inscrições. O CRAS-Lomba do Pinheiro realizou consultas, cadastros e atualizações do Cadastro Único. O SAF-Bonsucesso, o PROJOVEM, o Ação Rua, o CREAS e a Associação Estrela Gaúcha divulgaram os seus serviços, interagindo com a comunidade.

Houve a participação ativa da comunidade, com a presença de artesãos locais, representantes do Grupo de Produção de Sabão Ecológico da Paróquia Santa Clara, do Grupo de Produção de Sal

Temperado do CRAS Lomba do Pinheiro e da Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro. Além disto, se pode prestigiar as apresentações artísticas das crianças e adolescentes do POD SAMBA (CPCA), com dança e percussão; e do SCFV Algodão Doce com demonstração de luta, apresentação e oficina de dança – momento em que os moradores puderam interagir e participar junto com as crianças. A diversão foi garantida para as crianças com os brinquedos disponibilizados pela 21° Delegacia de Polícia Civil e com a participação do Boneco da Guarda Municipal. Também se contou a participação do DJ Cassiá e MC’s que fizeram uma breve apresentação de seus Funks. Durante a realização do evento, era possível perceber a interação e integração entre a comunidade e os serviços da região, crianças e famílias, assim como a demonstração de alegria e reconhecimento dos jovens. Houve a possibilidade do uso do espaço público como espaço de convivência e fortalecimento dos vínculos comunitários, ressaltando as potencialidades e aspectos positivos da Lomba do Pinheiro.

Autora: Jessica Wait da Cruz
Revisão textual: Everton Silveira

Leia Também

Limonada Summit

O CPCA participou do Limonada Summit, um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação promovido pela Rede Calábria que foi realizado pela primeira vez. Durante a