Participantes do Curso Gastronomia Solidária são contratados como “Jovem aprendiz” pela empresa Auto Viação Presidente Vargas Ltda.
O CPCA encaminhará, nesta segunda feira, 31 de maio, os primeiros dois jovens participantes do curso de Gastronomia Solidaria para assinarem o contrato de aprendizagem com a Auto Viação Presidente Vargas.Ao todo, foram selecionados 10 jovens das turmas da manhã e da tarde para assinatura de contrato de aprendizagem com a empresa.
O contrato prevê a participação dos jovens no curso de Gastronomia Solidária durante 20 horas semanais ,com atividades teóricas e praticas, frequência regular do jovem a escola e o registro em carteira como jovem aprendiz, nos termos do Estatuto da Criança e Adolescente e da Consolidação das Leis do trabalho e outras normas regulamentadoras, e a remuneração de meio salário mínimo mensal , transporte ,alimentação e outros benefícios oferecidos pela empresa.
O Curso de Gastronomia Solidaria , desenvolvido em parceria com a KNH –Kindernothilfe, é validado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e registrado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente- CMDCA. E oferece a 40 jovens, com idade entre 14 a 24 anos a formação especifica como cozinheiro/a e o desenvolvimento pessoal e social por meio de atividades coletivas, atividades de pratica social junto a comunidade , pratica de trabalho nas empresas parceiras além de atendimento individual e familiar visando a superação da vulnerabilidades, apoio nutricional , transporte, e participação em sessões de terapia comunitária, quinzenais, realizada pelas terapeutas das unidades de saúde da Lomba do Pinheiro.
O curso conta ainda com o apoio do Chef Sander Berchor que orienta a educadora de culinária, Diana Gonçalves, as fotos podem ser vistas no blog: cozinhadosander.blogspot.com .
O CPCA está em busca de oportunidades para outros 30 jovens. As empresas interessadas na contratação de jovens aprendizes podem procurar o CPCA pelo telefone 33191001.