A cerimônia do Lava-Pés e o fazer do Ação Rua

Ações

A cerimônia do Lava-Pés e o fazer do Ação Rua

Equipes do Ação Rua CPCA
Bom Jesus, Leste II, Lomba do Pinheiro e Partenon

A abordagem social faz parte da Política Nacional da Assistência social e se constitui em um dos serviços ofertados pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e tem como metodologia ir ao encontro da pessoa que faz da rua seu espaço de moradia e sobrevivência. Nesta situação, encontram-se crianças, adolescentes, adultos e idosos. Em Porto Alegre este serviço chama-se Ação Rua e é executado por entidades parceiras à prefeitura.

O CPCA, com suas quatro equipes, em diferentes regiões da cidade, ao atuar nesta política, leva para esse encontro a construção de um vínculo em que prima-se pelo respeito às diferenças, a valorização das potencialidades, com uma escuta acolhedora das histórias e desejos de cada um. Esse encontro também é um espaço para reflexão do lugar social que se ocupa, possibilitando criar novas estratégias de enfrentamento a realidade em que vivem. Junto com esta escuta e a reflexão, trabalha-se também na perspectiva da construção de ser cidadão e o acesso aos direitos constitucionais.

A imagem deste encontro entre o serviço e a pessoa no espaço da rua, nos remete a uma reflexão sobre a cerimônia do Lava-pés. Na narrativa do evangelista João, Jesus levanta da mesa e se aproxima de seus apóstolos para lavar-lhes os pés. Demonstrando, neste gesto, um movimento de sair de seu lugar e ir ao encontro do outro, como diariamente experimentamos ao sair às ruas. Jesus, ainda, tirou seu manto, se “despojando” de seu poder de filho de Deus, também nós, necessitamos nos despojar de pré-conceitos, pré-julgamentos, na intenção de olhar o outro em toda sua sacralidade, mesmo àquele que possa ter praticado atos que a sociedade entende como violentos, ou ainda, àqueles invisíveis, excluídos e descriminalizados.

Talvez o maior ensinamento de Jesus seja estar a serviço do outro, com toda sua plenitude e presença, nos desafiando a estarmos lado a lado com aqueles que encontramos neste fazer diário.

Leia Também

Limonada Summit

O CPCA participou do Limonada Summit, um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação promovido pela Rede Calábria que foi realizado pela primeira vez. Durante a