Caminhos da leitura

Ações

Caminhos da leitura

A esperança que se inicia com os Caminhos da Leitura é de prevenção e superação de muitas vulnerabilidades. Em entrevista no dia 16 de agosto de 2018, com muita alegria, partilhamos que o projeto tem por objetivo mostrar que se pode resignificar para o bem as doações, como essa: um veículo que foi parado em uma barreira da Polícia Federal com 175 Kg de cocaína, pistola, submetralhadora e munições, mas doado pela Justiça Federal à nossa Organização da Sociedade Civil, o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente, tem um destino com muitos significados.

Quando reconhecemos que esperança refloresce a cada dia e com o projeto Caminhos da Leitura, pensado para ser um espaço além dos já existentes na instituição, um lugar onde muitos outros olhos, ouvidos e mãos possam também se apropriar, tendo muitas perspectivas de vida, que se tornam tão particulares pensando no ser enquanto ser sagrado e singular.

E é em alguns desses significados que se desperta o se reconhecer como seres pensantes e existentes no processo de construção de um mundo melhor e possível, deixando a romantização e partindo para a ação concreta.

A real necessidade de um espaço que se movimente, dentro da Lomba do Pinheiro e que instigue, promova o desenvolvimento aprimorando as habilidades de comunicação, ferramenta que será muito útil para as constituições de relações ao longo de suas vidas.

A leitura apura o senso crítico, fazendo com que os leitores tomem ciência de acontecimentos e construções históricas, obtendo uma organização mental para poderem expressar suas ideias e futuras ações enquanto cidadãos.

O mundo literário tem a peculiaridade de fazer o leitor esboçar o afeto, pois, sentem-se afetados com as emoções da literatura, liberando-as na leitura. As crianças podem expressar medo, raiva, excitação, compaixão assim como muitos outros sentimentos que influenciam em seu crescimento.

É importante destacar um fruto que contribui muito para a realização desse projeto, a Biblioteca do CPCA, que além de receber visitantes e ser um excelente espaço de pesquisa, visita, aprendizagem, torna o Caminhos da Leitura parceiro na manutenção e nos momentos de contação de história.

Saber que o Projeto é algo que começou a sair dos sonhos de muitas cabeças e passará a andar pelas curvas e subidas da Lomba é algo sensacional. A caminhada é longa, a sementinha foi lançada na terra, na vida da gente.

“Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que sonha junto é realidade”
Raul Seixas

[foogallery id=”5875″]

Lisiane Basso
Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Leia Também

Limonada Summit

O CPCA participou do Limonada Summit, um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação promovido pela Rede Calábria que foi realizado pela primeira vez. Durante a