MZF realiza visita no CPCA

Parceiros

MZF realiza visita no CPCA

No dia 16 de outubro de 2017, o CPCA recebeu o Larns e a Justine, representantes da Missionszentrale der Franziskaner (MZF), a dupla veio ao Brasil para visitar projetos vinculados a instituição com sede na Alemanha.

Em Porto Alegre, a MZF contribui com duas instituições socais, o CPCA (entidade mantida pelo Instituto Cultural São Francisco de Assis) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Pela manhã os visitantes foram acolhidos na unidade Sede da instituição, em seguida participaram de uma reunião de apresentação dos projetos, propostas e as ações que o CPCA promove.  Um ponto importante, diante das perspectivas da instituição é ampliar o número de parceiros, em vista que por questões políticas empresarias a KNH, parceira há mais de 36 anos do CPCA está rompendo com as contribuições no RS, contribuindo apenas com projetos no nordeste do Brasil e na África. Diante disso, necessitamos buscar outros parceiros, inclusive da MZF, comenta Everton Silveira, diretor pedagógico. Após, Justine e Larns realizaram algumas perguntas e colocações dentro do contexto apresentaram.

Com isso, seguiram para o CMDCA, conversaram com a direção da instituição, sendo uma visita mais objetiva devido ao cronograma de visitas montado. Com isso, seguiram para a Casa de Acolhimento, conversaram com a técnica da casa, sobre o fluxo abrigamento de crianças e o sistema de abrigagem.

No final da manhã, seguiram para a Casa Santa Clara, no bairro Herdeiros. Almoçaram junto com as crianças, o prato do dia, e ficaram impressionados com o número e forma de atendimento realizados na unidade.  Justine e Larns interagiram com as crianças e colaboradores da Casa.

Pela tarde, já na Sede, houve encontros com os grupos dos projetos, tendo como finalidade coletar depoimentos e comentários sobre a importância da instituição na vida das crianças, adolescentes e familiares. Após, iniciaram uma outra reunião, com sugestões de fontes de captação de projetos para esportes, construções e manutenção nas unidades.

Em seguida, foram para a Casa São Francisco, parada 15, do bairro lomba do pinheiro, e da mesma forma que nas outas unidades, conviveram e dialogaram com as crianças, adolescentes e com a comunidades na unidade, encerrando assim o dia de visita no CPCA.

Everton Silveira destaca que “a conversa foi muito amistosa, muito simpático os dois. A Justice fala um excelente português. Uma parte da conversa foi traduzida para o alemão, devido aos termos específicos. Foi uma visita interessante, a Justine pode apresentar também a visão estratégica da MZF em relação aos países, aos projetos dos franciscanos no mundo. Eles ficaram muito impressionados com o tamanho do CPCA, sugeriram de termos documentos, fotografias, documentários e eles poderem prospectar auxílios e recursos para a MZF”.

Leia Também

Limonada Summit

O CPCA participou do Limonada Summit, um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação promovido pela Rede Calábria que foi realizado pela primeira vez. Durante a