Orquestra Villa Lobos convida para espetáculo de fim de ano.

Institucional

Orquestra Villa Lobos convida para espetáculo de fim de ano.

A Orquestra Villa-Lobos convida a todos para assistirem sua apresentação de final de ano. Este ano o espetáculo terá o título de “RELICÁRIO” e acontecerá na PUCRS.
relicrio
O espetáculo reúne 200 músicos – crianças, jovens e adultos – em naipes de flautas doces, cordas, teclado, percussão e coral, todos integrantes do projeto de educação musical da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos que há 19 anos promove a inclusão social por meio da música na Vila Mapa, periferia de Porto Alegre.
Relicário é inspirado no objeto que guarda uma peça sagrada, trazendo ao palco relíquias da nossa cultura musical, da religiosidade popular e da vida dos integrantes do projeto. O programa reúne obras de  Vivaldi,Telemann e Villa-Lobos, ao lado de composições de Ivan Lins, Milton Nascimento, Chico Buarque, Maria Gadú, Giba-Giba, Roberto e Erasmo Carlos, Clara Nunes, Gilberto Gil, Lennon e McCartney, Renato Teixeira, Waldir Azevedo, Silas de Oliveira, entre outros.
 No currículo da Orquestra consta a produção de dois CDs – “O Trenzinho do Caipira“ (2002) e “Olhos Coloridos” (2008) e importantes premiações: Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembléia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, a certificação pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade, o Prêmio Líderes & Vencedores 2009 pela Federasul e Assembleia Legislativa do RGS como destaque comunitário e a certificação do Prêmio Itaú Unicef 2011. Já realizou mais de 900 concertos, para público superior a 220 mil pessoas.  A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto.
O espetáculo é uma realização da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos e do Instituto Cultural São Francisco de Assis e conta com vários apoiadores.

Leia Também

Limonada Summit

O CPCA participou do Limonada Summit, um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação promovido pela Rede Calábria que foi realizado pela primeira vez. Durante a