
Centro da Juventude – Cursos e Oficinas
O Centro da Juventude (CJ) integra o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) do Estado do Rio Grande do Sul, sendo executado por meio de uma parceria entre o CPCA e a Secretaria Estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Termo de Colaboração 2241/2019. O CJ Lomba do Pinheiro é um espaço de convergência das ações de formação e de promoção do convívio de adolescentes e jovens de comunidades dos Territórios da Paz, visando a prevenção e a redução da violência na juventude e de suas causas geradoras. Através de cursos de formação profissional, oficinas de esporte, cultura e lazer e de atividades de mobilização juvenil, pretende-se desenvolver as potencialidades da juventude para que se tornem lideranças virtuosas para os jovens de sua comunidade.
Jovens entre 14 e 24 anos.
Casa Sede
Aprendizagem Profissional
O Centro de Promoção da Criança e do Adolescente atua desde o ano de 2010 com o Programa de Aprendizagem Profissional. O programa tem como objetivo propiciar aos adolescentes e jovens da Lomba do Pinheiro uma nova perspectiva de protagonismo na condução de seu projeto de vida através de uma aprendizagem profissional que os habilite a ingressar de forma consistente no mundo do trabalho. Durante este processo de aprendizagem é pensado o jovem em um contexto global a fim de que sejam atribuídas competências que contribuam com seu desenvolvimento integral e sua visão acerca do mundo do trabalho, capacitando-o para a inserção profissional nas mais variadas formas de atuação. Para isso, nossa ação pedagógica é movida pela mística franciscana de respeito incondicional a todo o ser humano e a toda criação reconhecendo em cada sujeito um “ser sagrado” e pelos quatro pilares da educação, a saber: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a aprender, aprender a fazer.
Adolescentes e jovens entre 14 a 24 anos que estejam cursando a partir do 7° ano ou que já tenham concluído o ensino médio, priorizando os oriundos da rede socioassistencial.
Casa Sede