História

A evolução da instituição

Somos o CPCA, Centro de Promoção da Criança e do Adolescente, cuja razão social é Instituto Cultural São Francisco de Assis. Nossa história Iniciou-se em 1979, com a “Creche dos Freis” fundada por Frei Bruno Goettens. Na origem a preocupação era garantir aos trabalhadores provenientes do êxodo rural um espaço onde os pais pudessem deixar seus filhos enquanto trabalhavam. No mesmo ano mudou-se de nome para Centro de Promoção do Menor (CPM); 

Em 1998 com o marco regulatório, passou a ser denominado de Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA). Atuamos com crianças, jovens e adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social, na promoção e busca de seus direitos e de sua dignidade humana na sociedade.

A Instituição é fundada pelos Freis Franciscanos, Ordem Religiosa da Igreja Católica, trata-se de uma obra confessional. Entretanto acolhemos pessoas de todas as denominações religiosas e aquelas que não professam nenhum credo. Atualmente trabalhamos em parceria com órgãos governamentais como: Fundação de Assistência Social de Porto Alegre (FASC), Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) e a Secretaria de justiça e sistemas penal e socioeducativo (SJS).

Destas mais de quatro décadas de existência da Instituição, foram mais de 130.000 famílias atendidas e mais meio milhão de pessoas impactadas por nossas ações. Recebemos por quatro anos consecutivos o selo DOAR, de gestão e transparência em nível nacional, em 2020, recebemos a premiação de melhores ONGs do Brasil em eficiência e qualidade de gestão, transparência e ótima governança dentre outros prêmios que recebemos ao longo destes anos.

Fora da Lomba do Pinheiro somos parceiros da Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da FASC nos seguintes serviços:  Ação Rua Partenon e Ação Rua Leste I e II, além do Acolhimento Institucional AR7 e AR8”