1ª Mostra do PEI compartilha processos criativos no CPCA

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1ª Mostra do PEI compartilha processos criativos no CPCA

Por Mariana Brum* e Vitor Kwiatkowski*


O Programa de Educação Integral (PEI) realizou na segunda-feira, dia 19, a Mostra de Arte e Cultura como encerramento do percurso anual. Com seu espaço reinventado, a área coberta foi abrigo de estações com diferentes brinquedos artesanais, oficina de petecas, brincadeiras de rua antigas – tradicionais da Cultura da Infância-, além de máscaras e bonecos produzidos pelos próprios educandos.

Em uma sala ambientada por luzes e espaços temáticos, encontravam-se arranjadas as criações.

Rastros do muralismo feito no CPCA, pincéis, tintas e outras ferramentas compunham o espaço com destaque para questionamentos do Ciclo 2 (PEI 4, 5 e 6 – 11 a 14 anos). Com foco na reflexão sobre desigualdade e luta social em diálogo com sua própria realidade, experienciada a partir de seus corpos e territórios, viam-se desenhos, colagens e mapeamentos coletivos.

No canto de leitura, os visitantes eram convidados a ler os fanzines dispostos no varal, dos quais o debate acerca d’O Mito da Caverna, de Platão, foi o ponto de partida. Confeccionados enquanto provocação, propunham reflexões acerca de mitos, verdades e liberdade.

O vídeo em looping lançado à parede trazia parte do processo de pintura dos muros, e contou com a declamação do poema Vila Vive, inspirado em “Brasil com P“ do rapper GOG.

A Educação para a Sensibilidade foi eixo central para a narrativa visual da exposição do Ciclo 1 (PEI 1,2 e 3 – 6 a 10 anos). Material poético de grande parte dos encontros, os livros “O Catador de Pensamentos”, de Monika Feth, “Pássaro Amarelo” e “Monstro Azul” – ambos de Olga de Díos- estavam expostos junto às composições que deles se desdobraram.

Reflexões e práticas realizadas abordando autoestima, bullying e respeito ganharam espaço de memória através de espelhos reguláveis e perguntas em post-its em que os visitantes eram instigados a responder. “Como você se vê além do espelho? Ǫuais suas qualidades? O que você é capaz de compartilhar?” eram algumas delas.

Um livro compilando desenhos de como percebem suas emoções estava disponível para folhear, e pinturas em suportes verticais traziam suas interpretações de sentimentos associados à sensações.

Do alto ao chão, percorria-se uma pequena vila com casas 3D, feitas em grupos, materializando o processo do segundo livro, onde a solução de problemas, sonhos, criação e compartilhamento de ideias foram pauta principal. Ali se entrelaçavam os dois ciclos.

A iniciativa e produção da Mostra partiu dos educadores, no intuito de retribuir os encontros e proporcionar uma experiência de fruição aos educandos. Foi possível revisitar os temas e propostas desenvolvidas, agora estruturadas como uma pequena galeria de arte interativa. A área central de brincadeiras recebeu educandos e educadores de diferentes serviços da instituição. Com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Trabalho Educativo (TE) e PEI presentes, criou-se um espaço de socialização a partir de elementos lúdicos presentes no dia-a-dia do PEI.

 

*Mariana Brum e Vitor Kwiatkowski são educadores de Arte e Cultura do Programa de Educação Integral (PEI) no CPCA Sede – Parada 10.

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