Programa de Educação Integral – PEI¨
O Programa de Educação Integral – Currículo Complementar (PEI), prevê através do termo de colaboração 76838, celebrado junto a SMED uma parceria do CPCA com as quatro escolas municipais da região da Lomba do Pinheiro: EMEF Afonso Guerreiro Lima, EMEF Saint Hilaire, EMEF São Pedro e EMEF Heitor Villa-Lobos.
O projeto desenvolve, em suas diferentes abordagens, os eixos estruturantes da Educação Complementar que contemplam: Letramento, Numeramento, Iniciação Científica, Educação do Sensível, além disso, por compreender o nível de fragilidade social, psíquica e afetiva de vários dos alunos recebidos das escolas, a instituição agrega dois outros eixos que também são trabalhados em outras intervenções institucionais, são eles: sociabilidade e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
O atendimento é realizado diariamente a 300 alunos das quatro escolas municipais em jornada de tempo integral (turno inverso) na unidade sede do CPCA. Visando minimizar a defasagem escolar, proporcionando aos estudantes processos de aprendizagens, ampliando seus repertórios educacionais e conhecimentos sensoriais. A pré-inscrição é realizada nas escolas municipais parceiras.
A Orquestra Villa-Lobos (Termo de Fomento 75990), é um projeto existente desde 1992 na EMEF Heitor Villa-Lobos, inicialmente oferecendo aulas de música no contra turno para a comunidade escolar. Com o passar dos anos, a iniciativa se ampliou e passou a ocupar lugar de destaque na formação musical e produção cultural da cidade, o que lhe conferiu dezenas de premiações na área da educação, arte, cultura e direitos humanos de âmbito local e nacional. Desde 2008 o CPCA é o executor do projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, no que diz respeito às atividades pedagógicas das Oficinas de Música da Orquestra.
O projeto tem por objetivo garantir o acesso ao conhecimento musical e vivências artísticas de forma a utilizar a música como meio de promover a autoestima, apropriação de novos saberes, convivência em grupo, inserção cultural e formação artístico musical. Desenvolve atitudes e habilidades através de oficinas de música e prática musical coletiva a crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade da Lomba do Pinheiro, Porto Alegre.
As atividades são desenvolvidas em 4 escolas municipais: EMEF Heitor Villa-Lobos, EMEF Afonso Guerreiro Lima, EMEF Saint Hilaire e EMEF São Pedro; e em dois espaços do CPCA: Casa Sede, na parada 10, e Casa São Francisco, na parada 15. As Oficinas pedagógicas são ministradas em diferentes níveis e turmas, com atendimento individual ou em grupo, em 13 modalidades: Canto, Cavaquinho, Flauta Doce, Gaita Ponto, Musicalização, Percussão, Teatro, Teclado, Teoria e Percepção, Viola, Violão, Violino e Violoncelo.
O Programa de Educação Integral – Currículo Complementar (PEI), prevê através do termo de colaboração 76838, celebrado junto a SMED uma parceria do CPCA com quatro escolas municipais da região da Lomba do Pinheiro: EMEF Afonso Guerreiro Lima, EMEF Saint Hilaire, EMEF São Pedro e EMEF Heitor Villa-Lobos. O PEI tem sua atuação voltada para crianças e adolescentes em tempo integral (turno inverso) e visa minimizar a defasagem escolar. O projeto desenvolve, em suas diferentes abordagens, os eixos estruturantes da Educação Complementar; Letramento, Numeramento, Iniciação Científica, Educação do Sensível, proporcionando aos estudantes processos de aprendizagens, ampliando seus repertórios educacionais e conhecimentos sensoriais. A pré-inscrição é realizada nas escolas municipais parceiras.
Crianças, adolescentes e jovens da rede municipal de ensino das quatro escolas parceiras da Lomba do Pinheiro: Afonso Guerreiro Lima, Saint Hilaire, São Pedro e Villa Lobos.
Orquestra Villa-Lobos
A Orquestra Villa-Lobos (Termo de Fomento 75990), existe desde 1992 na Lomba do Pinheiro e tem por objetivo garantir o acesso ao conhecimento musical e vivências artísticas de forma a utilizar a música como meio de promover a autoestima, apropriação de novos saberes, convivência em grupo, inserção cultural e formação artístico musical. Pretende desenvolver atitudes e habilidades através de oficinas de música e prática musical coletiva a crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade da Lomba do Pinheiro, Porto Alegre. Tais oficinas visam o aprendizado de técnicas e conteúdos específicos em variadas modalidades e são oferecidos prioritariamente aos alunos das quatro escolas municipais parceiras do projeto: EMEF Afonso Guerreiro Lima, Saint Hilaire, São Pedro e Villa Lobos.
As atividades são desenvolvidas por meio de Oficinas pedagógicas em 13 modalidades: Canto, Cavaquinho, Flauta Doce, Gaita Ponto, Percussão, Práticas de Conjuntos, Teatro, Teclado, Teoria e Percepção, Viola, Violão, Violino e Violoncelo.
Jovens e adolescentes matriculados nas escolas parceiras.