Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) Recebe Visita do Presidente da FASC

Notícias

Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) Recebe Visita do Presidente da FASC


Na tarde do dia 16 de agosto, um encontro de grande significado aconteceu no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), quando o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), Cristiano Rorato, visitou as instalações da instituição. Acompanhado pela presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Larucha Krás Borges, e pela Assessoria de Comunicação Social, representada por Evelize Moreira Fabricio, os visitantes foram recebidos pelo diretor pedagógico Everton Silveira, pelo diretor geral Frei Luciano Elias Bruxel e o coordenador da Centro da Juventude, Frei Patrício Ceretta. O almoço de trabalho reuniu os líderes e colaboradores comprometidos com o desenvolvimento das crianças e adolescentes da região.

 

O CPCA, reconhecido por sua atuação exemplar em prol da promoção dos direitos infantojuvenis, mantém diversas parcerias com a FASC, fortalecendo serviços essenciais como abordagem social, acolhimento institucional, trabalho educativo e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. O encontro serviu para possibilitar trocas entre FASC e CPCA quanto aos potenciais e também dificuldades enfrentadas pela Lomba do Pinheiro no que se refere a Política de Assistência Social

 

Um dos momentos marcantes do encontro foi a oportunidade de entrevistar Cristiano Rorato, presidente da FASC, que já teve uma conexão especial com o CPCA como educador social. Ao ser questionado sobre sua trajetória, Rorato relembrou com gratidão suas experiências no CPCA: “Eu tenho muito a agradecer ao CPCA e sua equipe diretiva, que lá em junho de 2004 me acolheu aqui em uma proposta inovadora do serviço de abordagem social específico para criança e adolescente. De lá até 2010, foi um processo muito rico de qualificação e diálogos, construção de conhecimento e construção de um processo de trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade que pavimentou toda uma condição de conhecimento que me deu habilidade para depois, junto à FASC, chegar onde eu cheguei. Sou muito grato e me sinto muito honrado de ter trabalhado junto com o frei Luciano e com o Everton que foram meus professores assim. Eu já tinha tido uma experiência prévia em serviço de acolhimento lá no morro da cruz, mas o conhecimento, engajamento e compromisso que o frei Luciano e o Everton sempre tiveram naquilo que norteia a política da criança adolescente eu herdo dessas figuras, são referências. O lugar que eu cheguei hoje é uma conquista, é uma estrada que o CPCA contribuiu para minha condição de trabalhador dessa política e chegar onde cheguei.”

A respeito de suas principais metas à frente da FASC, Rorato compartilhou: “Resgatar uma conquista que a cidade teve em 2010 que é de zerar os indicadores de crianças e adolescentes em situação de rua e trabalho infantil na cidade, depois o trabalho social com família, idoso. Recuperar esta conquista de 2010 é uma prioridade.”

O encontro culminou em um diálogo significativo entre as entidades envolvidas, reforçando a importância da colaboração interinstitucional na promoção de políticas voltadas para a infância e adolescência. A parceria entre o CPCA e a FASC, consolidada ao longo dos anos, se mantém como um exemplo inspirador de como a união de esforços pode transformar vidas e comunidades.

Leia Também

Limonada Summit

O CPCA participou do Limonada Summit, um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação promovido pela Rede Calábria que foi realizado pela primeira vez. Durante a