Coronavírus: Prefeitura anuncia medidas e aulas são suspensas

Institucional

Coronavírus: Prefeitura anuncia medidas e aulas são suspensas

A prefeitura de Porto Alegre determina a suspensão das aulas nas redes pública e particular, a partir da próxima quarta-feira, 18, para os ensinos fundamental, médio e superior como medida de prevenção contra o novo coronavírus (COVID-19). Para o ensino superior, a norma vale a partir desta segunda-feira, 16. A medida vigora por três semanas, quando será reavaliada a situação. As novas ações para enfrentar o coronavírus foram detalhadasT pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, no Paço Municipal, nesta manhã. Porto Alegre tem cinco casos confirmados, 41 suspeitos e 102 descartados.

Na educação infantil as aulas continuam. No entanto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda aos pais que têm disponibilidade que mantenham os filhos em casa. O fornecimento de merenda escolar está garantido nas instituições municipais. Segundo o prefeito, o Município atua de forma conjunta com estado e governo federal e as decisões são tomadas a partir de evidências científicas e técnicas.

A recomendação da Secretaria de Saúde é que idosos, acima de 70 anos, evitem sair de casa. “Estamos tomando uma medida de preservação da saúde dos que mais necessitam de cuidados neste momento. Contamos com apoio deste grupo e do resto da população para conscientizar da importância do isolamento social temporário”, explica o prefeito. Os servidores municipais com 60 anos ou mais deverão manter suas atividades de casa, exceto os das áreas da saúde e segurança.

O prefeito também anunciou a criação do Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus. Desde a chegada do primeiro caso no Brasil, a prefeitura adota medidas para evitar o aumento de casos em Porto Alegre. No início de março, foi apresentado o Plano de Contingência Municipal. “Baseados no quadro epidemiológico, estamos tomando a medida necessária para que não ocorra a propagação de forma desordenada do vírus”, afirma o secretário de Saúde, Pablo Stürmer, destacando que o número de casos, aliado ao que vêm ocorrendo em outros estados, reforça a necessidade da ação. A cidade conta com sete postos abertos até as 22h e 18 com atendimento 12 horas.

Reuniões – Durante esta segunda-feira, Marchezan se reúne com secretários municipais e representantes de entidades setoriais para avaliar outras medidas de enfrentamento ao vírus. Também serão convidados líderes religiosos para receberem orientações. Os eventos da prefeitura, incluindo a Semana de Porto Alegre, foram cancelados. O Executivo mantém diálogo com as produtoras, mas recomenda a suspensão de eventos privados.

Transporte – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orienta sobre medidas que devem ser tomadas para deslocamentos na cidade: circulação de ônibus, lotações e escolares com janelas abertas; intensificação da higienização dos veículos; táxis e transportes de aplicativos a circularem com janelas abertas e disponibilizar álcool gel; evitar deslocamentos desnecessários; pessoas com mais de 60 anos e doentes crônicos devem evitar usar o transporte coletivo em horários de pico.

Sintomas: febre, tosse seca e dificuldade de respirar.

Recomendações:

Se apresentar sintomas e tiver histórico de viagens:
– Se precisar consultar, procurar seu médico ou Posto de Saúde.
– Evitar sair de casa
– Intensificar hábitos de higienização
– Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, usar álcool gel
– Evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca.
– NÃO deve ir a UPAs e Hospitais (somente casos graves)

Se viajou e não apresenta sintomas:
– Manter-se em casa por 7 dias
– Evitar sair de casa
– Intensificar hábitos de higienização
– NÃO deve ir a UPAs e Hospitais (somente casos graves)

Se não viajou e não apresenta sintomas:
– Intensificar hábitos de higienização

A prefeitura municipal de Porto Alegre, tomou algumas decisões a fim de prevenir o contágio e a disseminação do Coronavírus – COVID-19. Dentre elas está a suspensão das aulas na rede municipal, o cancelamento de eventos públicos, e outras atividades que envolvam grupos de pessoas. Segundo informação da Fundação de Ação Social e Cidadania (FASC), ainda hoje será decretado um direcionamento à rede sócio assistencial determinando que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), evite atendimentos coletivos e atenda em plantões , nos quais sejam preservados os espaços para oferta de demandas emergenciais para àqueles que reconhecidamente dependem deste recurso institucional. Quanto aos outros serviços permanece suspensos as atividades em grupo, oferecendo a possibilidade de higienização e outros. No serviço Ação Rua, as atividades de deslocamento de usuários, em automóveis fechados ou em coletivos deve ser evitado, deve se manter os serviços que ofereçam menor risco tanto ao profissional quanto para o usuário. A abrigagem funcionará normalmente, evitando redução de danos. Os serviços da aprendizagem devem ser suspensos, com formalização e sensibilização dos parceiros a fim de seguir as recomendações legais. No Cento da Juventude (CJ), a normativa da secretaria de Justiça, cidadania e Direitos Humanos segue a Secretaria Estadual de Cultura, nos mesmos paramentos de suspensão das atividades. O Serviço de Educação Complementar, acompanha o calendário escolar, desta forma está suspenso por três semanas. Conforme a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, as atividades reiniciam no dia 12 de abril.

AÇÕES DIANTE DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Leia Também

Limonada Summit

O CPCA participou do Limonada Summit, um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação promovido pela Rede Calábria que foi realizado pela primeira vez. Durante a