CPCA QUALIFICA EQUIPES DOS CENTROS DE PRÁTICAS RESTAURATIVAS NAS COMUNIDADES

Institucional

CPCA QUALIFICA EQUIPES DOS CENTROS DE PRÁTICAS RESTAURATIVAS NAS COMUNIDADES

Os coordenadores Daiane Bombardelli, Valquíria Todeschini, Simone Borges dos Santos e Leonardo Menezes, e a supervisora Fabiana Nascimento de Oliveira, dos Centros de Práticas Restaurativas na Comunidade dos bairros Lomba do Pinheiro e Bom Jesus participaram do Curso de Círculos de Construção de Paz, promovido pelo Programa Justiça para o Século 21 do Ministério Público Estadual e ministrado pela norte-americana Kay Pranis, entre os dias 18 e 21 de outubro, na AJURIS – Escola Superior da Magistratura, em Porto Alegre.

Kay Pranis é um expoente mundial em Círculos de Construção de Paz. Desde 1994 tem atuado como planejadora e facilitadora de programas de Justiça Restaurativa nos Estados Unidos e Canadá, além de ministrar cursos como instrutora independente sobre essa temática, em diversos países. Também publicou diversas obras sobre Círculos de Paz e Justiça Restaurativa, como o livro Processos Circulares, publicado este ano no Brasil.

O curso abordou a relevância das Práticas Circulares na resolução de conflitos, apresentando-as como um novo paradigma frente às práticas judiciais tradicionais. Trata-se de uma forma de empoderamento das comunidades, dando-lhes autonomia para decidir suas questões e rumos, fortalecendo a participação, autonomia e cidadania dos seus moradores.

As técnicas e experiências de Kay Pranis enriquecerão de forma muito significativa a qualidade dos atendimentos realizados nas Centrais de Práticas Restaurativas nas Comunidades do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), além das concepções sobre a cultura de paz e resolução pacífica de conflitos dos operadores de direitos participantes do curso.

Leia Também

Limonada Summit

O CPCA participou do Limonada Summit, um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação promovido pela Rede Calábria que foi realizado pela primeira vez. Durante a