CPCA QUALIFICA EQUIPES DOS CENTROS DE PRÁTICAS RESTAURATIVAS NAS COMUNIDADES

Os coordenadores Daiane Bombardelli, Valquíria Todeschini, Simone Borges dos Santos e Leonardo Menezes, e a supervisora Fabiana Nascimento de Oliveira, dos Centros de Práticas Restaurativas na Comunidade dos bairros Lomba do Pinheiro e Bom Jesus participaram do Curso de Círculos de Construção de Paz, promovido pelo Programa Justiça para o Século 21 do Ministério Público Estadual e ministrado pela norte-americana Kay Pranis, entre os dias 18 e 21 de outubro, na AJURIS – Escola Superior da Magistratura, em Porto Alegre.

Kay Pranis é um expoente mundial em Círculos de Construção de Paz. Desde 1994 tem atuado como planejadora e facilitadora de programas de Justiça Restaurativa nos Estados Unidos e Canadá, além de ministrar cursos como instrutora independente sobre essa temática, em diversos países. Também publicou diversas obras sobre Círculos de Paz e Justiça Restaurativa, como o livro Processos Circulares, publicado este ano no Brasil.

O curso abordou a relevância das Práticas Circulares na resolução de conflitos, apresentando-as como um novo paradigma frente às práticas judiciais tradicionais. Trata-se de uma forma de empoderamento das comunidades, dando-lhes autonomia para decidir suas questões e rumos, fortalecendo a participação, autonomia e cidadania dos seus moradores.

As técnicas e experiências de Kay Pranis enriquecerão de forma muito significativa a qualidade dos atendimentos realizados nas Centrais de Práticas Restaurativas nas Comunidades do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), além das concepções sobre a cultura de paz e resolução pacífica de conflitos dos operadores de direitos participantes do curso.

DOE AGORA