Inauguração CPR COM Lomba‏

Institucional

Inauguração CPR COM Lomba‏

Na manhã desta sexta-feira (21/05) ocorreu a inauguração da CPR COM Lomba do Pinheiro – Central de Práticas Restaurativas Comunitárias da região. Este que é um projeto que teve seu início neste ano nas comunidades com maior índice de vulnerabilidade social como Lomba do Pinheiro, Bom Jesus, Cruzeiro e Restinga e tem a perspectiva de descentralizar o atendimento a adolescentes que cometeram atos infracionais nestas comunidades.

Além de professores, coordenadores e pessoas da comunidade, o evento contou com a presença de Everton Silveira, diretor pedagógico do CPCA, Vera Lúcia Deboni, juíza da 3ª Vara do Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre, Afonso Armando Konzen, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Frei Luciano Elias Bruxel. A inauguração foi muito bem servida por jovens da comunidade da Lomba do Pinheiro. Além de produzirem todos os salgadinhos do evento, eles também serviram aos convidados todas as delícias realizadas durante o curso especializado em gastronomia. Segundo Everton, são cerca de 40 alunos nesta modalidade de curso, o que dá maiores condições de convivência no mundo profissional de hoje.

O Dr. Afonso Konzen explicou ao público presente, como funciona a metodologia da Justiça Restaurativa. “A JR visa a atenção às necessidades do ofensor”, afirma o representante do Ministério Público. A conquista do direito de falar dos sentimentos e necessidades face-a-face é um dos princípios da Justiça Restaurativa.

“A Justiça Restaurativa dá uma resposta de justiça, e não de exclusivamente punição” confirmou Dra. Vera Lúcia Deboni. Para ela, o círculo restaurativo é o lugar ideal para que a mãe possa dizer sobre a sua dor e afirma que a melhor definição para este sistema é responsabilização.

Para Fabiana Nascimento de Oliveira, supervisora de núcleo, o evento lhe proporcionou muita alegria e esperança, pois além de a comunidade comparecer em grande número, ainda se comprometeu em participar das atividades. O evento teve fim com a visita às salas de círculos restaurativos e às salas da Central de Práticas Restaurativas Comunitárias.

A CPR COM Lomba do Pinheiro funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Ela está localizada na Estrada João de Oliveira Remião, nº 4444, parada 10 da Lomba do Pinheiro. Você pode entrar em contato pelo telefone (51) 3319 1001 ou pelo e-mail restaurativanacomunidade@justica21.org.br.

Leia Também

Limonada Summit

O CPCA participou do Limonada Summit, um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação promovido pela Rede Calábria que foi realizado pela primeira vez. Durante a