Nelson Mandela Day

Institucional

Nelson Mandela Day

Mandela e as crianças, futuro da nação.

A data de Nelson Mandela Day é celebrado anualmente no dia 18 de julho, data de seu nascimento. Foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU em novembro de 2009.
Nelson Mandela Day foi idealizado para lembrar e celebrar a luta pela igualdade entre os povos e o fim do Apartheid na África do Sul.

Nelson Rolihlahlaia Mandela nasceu num pequeno vilarejo em Mvezo, África do Sul, era da etnia Xhosa. Sua vida política se iniciou na década de 1940, após ter se tornado advogado. Em 1942 fundou a liga do Congresso Nacional Africano (CNA) que pretendia organizar a juventude negra contra o regime do Apartheid, prática utilizada no país desde o período da colonização.

Posse de Mandela como presidente.

Em 1964, Mandela é preso e condenado a 27 anopos de prisão. Mesmo estando preso, Mandela continuou lutando pela igualdade entre os povos, pelo fim do Apartheid e garantia de direitos sociais para seu povo de forma pacífica. No dia 10 de maio de 1994 é empossado como o primeiro presidente negro da África do Sul ficando no cargo até 1999.

A data nos convida para uma reflexão sobre o racismo no Brasil e no mundo, e as consequências que essa segregação gera entre os povos. No Brasil essa data não é amplamente divulgada nas mídias sociais, escolas e nos espaços de convivência pela falta de informação e resistência que ainda prevalece na sociedade brasileira e pela dificuldade de desvincular a nossa construção histórica da concepção eurocêntrica.

Mandela Day é mais uma data, um reforço para lembrar, reverberar a luta de um líder que confrontou o mundo pela promoção dos direitos humanos, resolução de conflitos entre os povos e integridade humana.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.” Nelson Mandela

Fernanda Oliveira
Formada em Licenciatura Plena em História e Educadora Social.

Leia Também

Limonada Summit

O CPCA participou do Limonada Summit, um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação promovido pela Rede Calábria que foi realizado pela primeira vez. Durante a