SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Ações

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

[foogallery id=”5307″]

“Na África, contam histórias para o medo dormir e é então que as palavras se sentem livres e podem voar entre o baobá e as acácias amarelas.” Este foi apenas um dos trechos que os educandos da turma 3A e 3B que são acompanhados pela professora Beatriz (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) ouviram no dia 22 de novembro na Biblioteca Central do CPCA. Foram mais de 24 alunos, manhã e tarde, que com olhos atentos ouviram À sombra de um baobá um dos contos do livro Contos Africanos, de Ernesto Rodriguez Abad, editora Callis.
A iniciativa partiu da educadora Beatriz que acredita ser importante o uso dos diferentes espaços no CPCA. O conto escolhido traz de forma poética e social, mítica e atual ao mesmo tempo, uma forma de conhecermos as mais profundas entranhas do Continente Africano. Babakar, menino negro e aprisionado, tinha sonhos como qualquer menino e foi através da leitura de histórias que pôde levar ao seu povo, oprimido e gradeado, a capacidade de se transportar nas histórias, de ser o que quiserem através de sonhos.

Após a leitura do conto, conversamos sobre ele e os sonhos de cada um. A vontade de ser veterinária, a vontade de jogar em um grande time, de fazer apenas o bem entre as pessoas foram os sonhos levantados neste encontro, entre o livros, nós e nossa imaginação. Cada jovem pôde conhecer a biblioteca, fazer o “seu momento de leitura”, emprestar livros e levar para casa. A biblioteca possui a missão de promover o incentivo e o acesso à informação, estimular a leitura, a pesquisa e a extensão. Todos os educadores podem se apoiar na Biblioteca Central para realizar novas atividades ou complementar alguma que esteja sendo realizada.

A Biblioteca funciona de segunda à sexta-feira a partir das 13 h até às 16h 45 min. Terça, Quarta e Sexta das 09h às 16h45min.
Venha se cadastrar e escolher um livro para encontrar novos mundos, ser feliz viajar na imaginação.

Andréa Fontoura
Bibliotecária

Leia Também

Limonada Summit

O CPCA participou do Limonada Summit, um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação promovido pela Rede Calábria que foi realizado pela primeira vez. Durante a