Participação de Educadores do Centro der Promoção da Criança e Adolescente São Francisco de Assis – CPCA no V Encontro estadual de Educação social

Ações

Participação de Educadores do Centro der Promoção da Criança e Adolescente São Francisco de Assis – CPCA no V Encontro estadual de Educação social

 

Nos dias 29 e 30 de agosto, (dia 29) Faced UFRGS e (dia 30) Colégio Rainha do Brasil, ocorreu o V Encontro Estadual de Educação Social do RS. Este Evento teve o intuito chamar atenção para o fazer do educador e educadora social, “um chamado às vozes que constroem, todos os dias, a Educação Social nos territórios, comunidades e instituições”. O referido encontro propôs “escutar e registrar as histórias e memórias de educadoras e educadores sociais, reconhecendo seus saberes, práticas, resistências e afetos como parte fundamental das lutas por justiça social e garantia de direitos”.

O tema que orientou todo o encontro foi – “Vozes de educadores(as) sociais: histórias e memórias da Educação Social”. O tema criativo e desafiador provocou a construir, coletivamente, um espaço de encontro, troca, aprendizado e fortalecimento para os “educadores e educadoras sociais, pedagogas e pedagogos, profissionais, pesquisadoras(es), estudantes e apoiadores do campo social” a compartilharem suas vivências, desafios e conquistas.

A organização do evento propôs seis objetivos a saber: 1 – Proporcionar espaço para a reflexão sobre as questões relacionadas à Educação Social na sua relação com temáticas que incluem, a profissionalização, ações de formação, sistematização de experiências e de produção e socialização do conhecimento nesta área; 2 – Promover diálogos, trocas de experiência e o estabelecimento de relações entre as educadoras e os educadores e demais profissionais do campo social; 3 – Discutir aspectos da constituição da identidade profissional da educadora e do educador social; 4 – Aprofundar e encaminhar o debate sobre a profissão e a formação da educadora e do educador Social no Brasil; 5 – Mapear as demandas locais; 6 – Fomentar a participação das educadoras e dos educadores sociais no debate sobre a regulamentação da profissão.

 

Os educadores e educadoras do CPCA participaram ativamente do evento, na sexta à noite no lançamento do livro Fontes da Pedagogia Social tiveram a oportunidade de escutar as autoras e autores do livro que apresenta as/os precursores do estudo do trabalho social no Brasil ainda no final do século XIX, foi um momento de muita aprendizagem e escuta atendo às/os pesquisadores.

No sábado pela manhã, após uma calorosa acolhida no colégio Rainha do Brasil com um café da manhã e muita arte e cultura, foi realizada a abertura dos trabalhos com a discussão sobre a regulamentação, em seguida, a oportunidade de participar de oficinas temáticas escolhidas previamente individualmente. Após o almoço, rodas de conversas proporcionaram um momento rico de escuta atenta dos trabalhos apresentados por diferentes educadoras e educadores sociais. Os temas foram muito variados, representando assim a pluralidade de ações que há nesse campo de trabalho e o quanto é essencial tal fazer para a vida das pessoas envolvidas. Segundo os próprios educadores, a participação neste encontro de educadores foi muito positiva e inspiradora para o fazer de cada um.

Leia Também

Gincana Pei 2025

O Programa de educação Integral (PEI), é uma parceirização entre a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a OSC, neste caso, o Centro de Promoção